Photo by yang miao on Unsplash

Como vender seus produtos online gratuitamente só com serviços google?

Não, isso não é clickbait, com Google Forms, Google Planilhas, Google Sites e uma pitadinha de Paypal.

Com a pandemia do novo COVID-19, vendedores informais, comércios locais e pequenos produtores se vêem obrigados a migrar bruscamente para o digital. O complicado de tudo isso é que é muito difícil encontrar uma solução digital que não exija um conhecimento específico em tecnologia, que não tenha custo e que você não dependa de conhecimentos de terceiros para operar. Foi ai que Ben Tossel, fundador do Markerpad, que é uma empresa que ensina a criar soluções sem código, em resposta a essa crise publicou um guia de como construir algumas soluções sem código para pequenos empreendedores, o passo a passo a seguir foi traduzido para o português desse guia. Os gifs são da minha autoria utilizando o app ScreenToGif;

Nesse tutorial você vai aprender a usar Google Forms, Google Planilhas, Google Sites e a colher pagamentos com Paypal

Google Forms é uma ferramenta gratuita de formulário oferecida pela google. Nele você consegue suporte para diferentes tipos de perguntas e consegue criar soluções desde provas online com notas, até pesquisas de público com fotos. Pra acessá-lo você precisa possuir uma conta google, então caso não tenha é necessário se cadastrar.

Vá na barra de busca do seu navegador e digite forms.new para criar um um novo formulário do Google Forms. Quando o formulário aparecer, dê a ele um título e uma descrição. Seja breve e escreva de forma que seu cliente entenda de primeira qual é o negócio e o que você está vendendo. Escolhi um hortifrutti porque é o mais comum aqui no meu bairro:

Criando seu primeiro formulário

Em seguida comece a inserir as imagens dos seus produtos utilizando o botão imagens. Não se esqueça de colocar a descrição de cada produto ou serviço

Colocando as imagens dos produtos

Em seguida o cliente precisa escolher qual produto levar e quanto né? Pra isso vamos criar uma grade de múltipla escolha. Nessa grade vão os produtos ou serviços na esquerda e as quantidades ou tipos na direita:

Criando a tabela de pedidos

O resultado para o cliente ficará assim:

Criando a tabela de pedidos

Agora é só criar um campo pra colher o contato do cliente, como telefone e e-mail. Para isso crie um novo campo, altere o tipo para resposta curta e preencha a pergunta:

Captando o contato do cliente

Pra testar seu formulário clique no ícone do olho 👁 e uma tela com seu formulário pronto para preenchimento vai abrir. Responda todo formulário para ver se ele está abrangendo todos os detalhes do seu negócio. Quando finalizar clique em Enviar. Sempre use essa tela para testar pois é isso que o seu cliente verá quando for comprar de você.

Uma vez que você colheu as informações dos clientes, a melhor maneira de visualizar isso é em uma tabela. Pra isso usamos o Google Planilhas. Com essas planilhas é possível organizar os dados por linhas e se necessário filtrar ou somar os pedidos.

Para criar a sua planilha, clique na aba Respostas. No canto superior direito vai ter o ícone do Google Planilhas, clique nele. Ao clicar aparecerão as opções de criar uma planilha nova ou usar uma planilha já existente. Escolha criar uma nova planilha.

Criando uma planilha

A planilha vai vir com as colunas nomeadas com exatamente o que você colocou no título de cada pergunta, você pode alterá-las como quiser. Cada coluna é uma resposta, cada linha é um cliente:

Alterando as colunas da planilha

Agora que temos como visualizar todos os pedidos, ao invés de só compartilhar o formulário, iremos criar um site.

Com um site você pode compartilhar seus produtos de maneira muito mais profissional, além de conseguir colocar mais informações sobre seu negócio. Para criar um site, clique na barra de busca do seu navegador e digite sites.new, isso vai abrir a página de um novo Google Site. O Google sites é um construtor de sites simples, mas que é ótimo para projetos pequenos como esse.

Para começar, coloque o título do seu negócio no cabeçalho do site. Você pode alterar o plano de fundo do cabeçalho clicando no botão Alterar Imagem.

Você também pode mudar a fonte do título ou adicionar o logo da sua marca. Nesse caso adicionei um ícone que eu baixei no icons8. O ideal são ícones em formato png, que são imagens com o fundo transparente. No lado direto do site tem uma barra com diversos recursos, utilize ela pra colocar conteúdo no seu site:

Lembra do formulário que você criou? Você consegue colocar ele no seu site, assim o cliente consegue conhecer o seu negócio e comprar do seu produto, tudo na mesma página!

Pra incorporar o formulário na sua página é muito simples! No painel direito do site, role para baixo até encontrar a opção formulários. Clique nessa opção e ela vai mostrar todos os seus formulários em ordem de mais recente para o mais antigo. Basta clicar no formulário que você fez e clicar em inserir. Não se esqueça de redimensionar o formulário para ele ocupar a página toda, assim fica mais fácil de preencher.

Antes de publicar, vamos colocar um método de pagamento para que o cliente consiga acertar com você na página mesmo.

Paypal é uma empresa de pagamentos online. Um dos serviços que ela oferece é a opção de acrescentar botões de pagamento no site de terceiros. Para criar esse botão, acesse esse link e crie uma conta no paypal. Em seguida você precisa escolher o nome do produto, que no caso coloquei ‘hortifrutti’. Em seguida clique na opção de Adicionar menu suspenso com preço/opção para possibilitar a seleção de produtos. Nesse menu você consegue colocar o nome do produto e o preço. Nesse mesmo menu você consegue também criar botões para receber doações, definir frete e imposto.

Criando um botão do paypal

Clique na opção Salvar alterações. Para adicionar esse botão ao seu site, basta copiar o código que vai aparecer no campo site, ir até o seu Google Site, clicar na opção incorporar, selecionar a opção incorporar código e colar esse código que você copiou.

Adicionando o botão ao seu site

Tudo certo para publicar seu site e compartilhá-lo! Para isso basta clicar no botão Publicar no canto superior direito da tela e escolher a usa url, ou seja, o nome que vai aparecer no seu link.

Para compartilhar o link do seu novo site com os seus clientes, basta clicar no ícone de compartilhar 🔗 e copiar o link do seu site. Você pode postar esse link nas redes sociais como Facebook e Whatsapp para divulgar a sua loja.

Acesse aqui o site de exemplo

Tem também a opção de não utilizar o formulário, você pode usar o recurso Layouts para adicionar as imagens e preços dos seus produtos e manter o botão de adicionar ao carrinho na parte de baixo.

Acesse aqui o site de exemplo

De maneira criativa sempre podemos criar e usufruir de ferramentas gratuitas para resolver grandes problemas. Se acha que pode ajudar alguém com essa solução, não deixe de compartilhar com essa pessoa, se essa pessoa não tem acesso a um computador, se ofereça para criar esse site e mostre-a como gerenciar pelo celular (Planilhas, forms e paypal possuem apps para celular).

Se isso te ajudou de alguma forma, se você tem uma sugestão ou se achou algum erro, pode falar comigo pelo Twitter e pelo Linkedin. (E se gostou deixa uns aplausos pro autor!)

Sugiro também conhecer o trabalho do Ben Tossel sobre a cultura NoCode, ele publica bastante coisa interessante no seu Twitter, em inglês.

Muito obrigado!

Educador/educando, perseguidor de futuros indômitos e empreendedor.

Educador/educando, perseguidor de futuros indômitos e empreendedor.