Como criar um repositório estudantil gratuito com Notion

Em tempos de quarentena a educação precisa ser mais ubíqua que nunca. Notion é uma ótima maneira de compartilhar conteúdo multimidiático com seus alunos e de quebra fazer a gestão da sua escola / curso.

Nesse tutorial você vai entender o que é o Notion, como ele pode ajudar sua escola, curso ou cursinho popular e ver dois projetos que você pode implementar já e aumentar a qualidade do seu material e da organização das suas aulas.

O que é o Notion

O Notion é um workspace, ou seja, um espaço de trabalho digital que contém diversas ferramentas que podem auxiliar na organização de uma sala de aula. Com ele é possível criar notas e documentos, bases de conhecimento, criar tarefas e gerenciar projetos e usar como banco de dados. O app infelizmente ainda não tem suporte pro português brasileiro, mas com esse tutorial você já será capaz de aprender a utilizá-lo numa boa. Notion está disponível para Android, PC e MacOSX.

Pra quem?

Como essa ferramenta pode beneficiar seu projeto?

  • Você precisa de uma ferramenta que possa gerenciar as informações de seus professores e alunos?

Funcionalidades

Notas

Sua função de criar notas tem suporte pra 30+ tipos de arquivo, criação de listas além da possibilidade de embutir planilhas, formulários e outros apps dentro de uma mesma página. Suas funções podem substituir o Evernote ou o Google Docs.

Base de Conteúdo

Se você quiser criar uma base de conteúdos Open Source ¹ para divulgar entre os voluntários ou alunos, tal como:

  • Base de exercícios e provas

Com o Notion é possível criar diversos espaços de trabalho para cada uma dessas funcionalidades e dentro deles criar ‘pastas’ de cada tipo de conteúdo.
Pode substituir o Confluence.

Tarefas e Projetos

Kanban, calendários e listas podem ser criados e embutidos dentro das páginas. Essas páginas podem ser organizadas em pastas e seus links distribuídos para todo time de voluntários ou alunos. Essas ferramentas são essenciais para a organização do calendário letivo, quadro organizacional da escola ou cursinho, checklists de tarefas e papéis de cada voluntário ou aluno, etc. É parecido com Trello, Asana ou Jira.

Databases e planilhas

Precisa manter um banco de dados de matriculados, voluntários, recursos, etc? Notion tem diversas formas de criar tabelas e planilhas com tags, listas, cálculos, etc. Também é possível embutir planilhas do Google Planilhas nas páginas, ou importá-las no notion para criar tabelas à partir delas. Suas funções se parecem com Google Planilhas ou Airtable.

Até aqui eu só traduzi a documentação do Notion, bora criar alguma coisa:

Como criar a conta e começar a usar?

Acesse o site do Notion e clique em Sign in (Registrar- se). Você pode se registrar com a sua conta Google (recomendado, é bem mais rápido) ou com seu e-mail (qualquer e-mail).

Se escolher Google, é só entrar na sua conta, se escolher digitar seu e-mail, aparecerá um campo pra você colocar um código que será enviado no seu e-mail.

Faça o onboarding (Introdução), só colocar seu nome, sobrenome e papel na empresa (educador, designer, engenheiro, recursos humanos, marketing, pessoal, gerência de produto, vendas).

Onboarding

Em seguida você vai criar seu primeiro workspace (Espaço de trabalho) que é onde vai ficar tudo o que você criar. Coloque o nome do workspace, o tamanho do seu time (team size), as duas próximas caixas são “Incluir templates de <seu papel na empresa>” e “incluir todo mundo de <email que você usou>”. Esse último aparece se você usar e-mail corporativo pra criar a conta.

A próxima tela te dá a opção de começar com um template (start with templates), ou seja, com um modelo de página. Nesse caso clique na opção embaixo do botão (start without templates).

Vai aparecer pra você um modelo pré pronto chamado Get Started (comece aqui), pode apagá-lo, mais abaixo tem um tutorial bacana pra criar seu primeiro workspace

Quero criar uma base de conteúdo online para divulgar para os meus alunos

Vamos supor que no seu curso você precisa criar e enviar um material de apoio para os seus alunos, ou manter uma base de conhecimento em comum com as pessoas que você estuda com. Você faz o seguinte:

Crie um workspace

Clique em ‘Workspace’ e dê um nome pra sua base de conteúdo. Isso é o equivalente a você criar uma pasta de trabalho onde todo seu conteúdo ficará salvo.

Dentro desse workspace você pode criar diversas pastas com as disciplinas do seu conteúdo:

Crie pastas para suas disciplinas

Para criar as pastas de outras disciplinas basta clicar nos 3 pontinhos e selecionar a opção Duplicate (ou ctrl + D / cmd + D)

Crie conteúdo

Vamos criar um arquivo de conteúdo dentro de uma dessas disciplinas:

Agora vamos começar a criar conteúdo. O Notion tem uma série de ferramentas que podem auxiliar a escrita e inserção de multimídia dentro dos documentos, para utilizá-las, aperte a tecla /

Dentre essas ferramentas temos alguns presets, que são funções pré-formatadas pra facilitar o seu trabalho, para criar títulos por exemplo, temos:

  • Cabeçalhos (Heading 1)

Essas pré-formatações e outras opções são acessíveis também ao selecionar o texto a ser editado:

Vamos começar a escrever o texto! Você pode digitar normalmente ou colar conteúdos de outros lugares:

Você pode colocar negrito, itálico ou destacar parte do texto com as opções que aparecem ao selecionar o texto editável:

Insira imagens

Pra acrescentar imagens aperte a tecla / e escreva images, isso vai abrir a caixa de opções. Clique em Images para abrirem as opções de adicionar imagem:

Clicando na imagem é possível adicionar uma legenda, um comentário ou redimensionar proporcionalmente:

Para a imagem (e todos os elementos que você adionar) é só ir nos 3 pontinhos ( ) e clicar em delete.

Outro jeito de inserir imagens é adicionando um link ou usando o Unsplash

Insira vídeos

É possível adicionar vídeos do Youtube, Vimeo ou arquivos de vídeo que você mesmx gravou digitando /video.

Você criou algum questionário para esse conteúdo pelo Google Formulários ou Typeform? Você consegue colocar ele na sua página de conteúdo para os alunos responderem utilizando o comando /embed e colando na caixa que aparece o link de compartilhamento do seu formulário:

Compartilhe

Terminou? Quer compartilhar com professores ou alunos? No canto superior direito tem a opção Share que é ‘compartilhar’:

Dentro da opção share você vai encontrar:

Public Access (Acesso Público)
Define se pessoas que não estão logadas (cadastradas) como editores no seu espaço de trabalho do Notion — seus alunos, por exemplo — consigam visualizar o documento, dentro de Public Access tem as seguintes opções:

  • Can Comment (Pode comentar)
    O aluno consegue visualizar e comentar

Allow Search Engines (Permitir mecanismos de busca)
Permite que sua página seja encontrada nas buscas do google

Allow Duplicate as Template (Permitir duplicar como template)
Permite que outros usuários, mesmo sem estarem logados consigam duplicar sua página para usar como modelo no workspace deles

Workspace Access (Acesso ao local de trabalho)
Permite acesso a quem tiver o link a editar seu workspace, nele tem as seguintes opções:

  • Can Edit (Pode editar/ alterar)
    Qualquer um com o link pode alterar, acrescentar ou apagar algo do seu espaço de trabalho

As configurações ideais para compartilhar seu documento para um aluno são:

  • Public Access — Can Comment
    Alunos que acessarem o link podem comentar

Envie o link para os seus alunos nos grupos de whatsapp ou pelo facebook a sua lição!

Ela pode ser visualizada perfeitamente no computador:

E no celular:

Acesse essa lição

Quer ver como os seus alunos vão visualizar a página? Clique aqui.

Quero organizar meu calendário letivo

Crie o workspace

Crie um workspace privado (private) se esse documento for um calendário apenas dos educadores, ou um aberto se for um calendário a ser repassado para os alunos (isso pode ser redefinido ao compartilhar o documento)

Dentro do documento em branco vai ter a opção calendar (calendário), clique nela para criar um calendário interativo.

Crie uma tarefa / ocorrência

Para adicionar uma ocorrência, clique dentro da data que você quer e um modal com mais informações vai abrir. Você pode colocar o título da tarefa, tags, ou até colocar uma página inteira dentro dela.

Crie uma propriedade ‘‘professor’, dentro das opções de propriedades (properties). Colocar propriedades te possibilita filtrar as datas por elas depois. Eu criei a propriedade e designei a uma pessoa (person), que busca outros usuários do seu workspace, como sou só eu, retornou apenas o meu.
Dentro de propriedades temos as seguintes opções:

Property Type (Tipo de propriedade)
As mais comuns são:

  • Text (Texto)
    Um texto livre (ex: Dia de folga)

Filtre as tarefas que você quer ver

Vamos filtrar só as aulas de matemática, pra isso, vá em filter no topo do seu calendário. Lá você pode filtrar por todas as propriedades que as datas tem, inclusive o título. As propriedades que você cria em uma data são replicadas em todas as outras, então todas terão a propriedade ‘Professor’ e ‘Disciplina’.

No filtro selecione Disciplina Is (é) Matemática, assim o calendário filtrará todas as datas cujo a propriedade Disciplina é matemática. Outras opções são Is Not (não é), Is Empty (É vazio) e Is Not Empty (Não está vazio).

É possível adicionar mais de um filtro.

Compartilhe

Terminou? Quer compartilhar com professores ou alunos? No canto superior direito clique na opção Share. (Tá com dúvida? Olha na sessão Quero criar uma base de conteúdo)

Depois de enviado fica assim:

Veja o projeto aqui.

O Notion é uma plataforma gigante e é possível fazer muita coisa bacana com ele que pode ir muito além do âmbito educacional. Na próxima vou fazer um tutorial de como usar o repl.it para aulas de programação online.

PS: O app que eu usei pra fazer os gifs é o screenToGif

Se curtiu, clap clap e compartilhe com a galera que tá precisando!

Educador/educando, perseguidor de futuros indômitos e empreendedor.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store